A bioengenharia tecidual é um campo multidisciplinar que aplica os princípios das ciências biológicas e das engenharias para o desenvolvimento de substitutos de órgãos e tecidos que visem à sua regeneração, com consequente melhoria da estética e função.
O termo Bioengenharia Tecidual foi inicialmente definido pelos participantes da primeira reunião da National Science Foundation em 1988 como “a aplicação dos princípios e métodos da engenharia e ciências da vida na compreensão da relação estrutura-função em condições normais e patológicas dos tecidos e o desenvolvimento de substitutos biológicos para sua reparação e regeneração.” (SHALAK; FOX, 1988).
Por definição, as células-tronco se caracterizam por serem indiferenciadas ou não especializadas e por terem a capacidade de gerar não apenas novas células-tronco, mas também, sob certas condições fisiológicas e experimentais, células especializadas com diferentes funções.
Nesse processo de autorrenovação e diferenciação, a célula-tronco pode seguir dois modelos básicos de divisão: a) o determinístico, que corresponde à divisão celular de uma célula-tronco que gera uma nova célula-tronco e uma célula que irá se diferenciar (progenitora) e b) o aleatório ou estocástico, no qual algumas células-tronco geram apenas novas células-tronco e outras geram células diferenciadas.
Trazendo todo este conceito pr a Harmonização Orofacial, hoje usamos a gordura lipoaspirada é tratada de forma eficaz através de um processo de centrifugação onde promovemos uma separação de tecidos adiposo de colagenoso, sangue e solução anestésica.
Atualmente, existem dezenas de tratamentos quando o assunto é preenchimento facial e corporal, mas muitas vezes a paciente não consegue identificar qual é a melhor opção que irá atender a sua necessidade. Por exemplo na face, podemos realizar procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica (botox) e a lipoenxertia.
Preparado este produto usamos para enxertia e bioestimulação gerando toda uma mudança da característica vital local, promovendo um reciclagem tecidual. Dando aspectos muito naturais.
O procedimento é realizado por meio de pequenas incisões, utilizando microcânulas acopladas a uma seringa. Por se tratar de um tratamento facial, são imprescindíveis a destreza, os conceitos de beleza e a sensibilidade artística do cirurgião plástico.
Geralmente é aplicada anestesia na área doadora da gordura. Depois que a gordura é retirada do corpo, ela passa por uma centrifugação para ser enxertada nos locais definidos, que também recebem uma anestesia local. O procedimento dura em torno de 1 hora e a paciente é liberada no mesmo dia. É feito um curativo e recomenda-se ficar sem exercícios físicos por 1 semana em média, dependendo da quantidade e região.
Tempo de durabilidade da gordura volumização de 10 meses em média e Bioestimulação de 2 ano.
REFERÊNCIAS
SHALAK, R.; FOX, C. 1988. Tissue engineering proceedings. Workshop held at Granlibakken, Lake Tahoe, California, February 26-29, Alan Liss, New York.